








Os acadêmicos da disciplina Computador e Sociedade, ministrada pela docente Flávia Pereira de Carvalho, no segundo semestre de 2021, realizaram uma pesquisa sobre a influência das redes sociais nas pessoas. O resultado foi concluído e pode ser acessado AQUI. A disciplina é um componente livre, que pode ser cursada por qualquer acadêmico das Faculdades Integradas de Taquara, porém obrigatória para os estudantes dos cursos de TI. De acordo com a professora Flávia, que também é a coordenadora dos cursos de TI da Faccat, a pesquisa teve um resultado muito surpreendente e foi realizada de 28 de outubro a 11 de novembro de 2021. “Os resultados foram muito interessantes e podem servir de reflexão para nós mesmos, bem como para pais e professores. O universo pesquisado mostrou que as pessoas, por exemplo, sabem que estão passando mais tempo nas redes sociais do que julgam correto”, adianta Flávia. Além disso, as respostas também mostraram que as aparências e fotos visualizadas "forçaram" a maioria das pessoas a tentarem mudar sua própria aparência, sendo o público feminino ainda mais influenciado.
A pesquisa contou, principalmente, com a participação de pessoas de 16 a 25 anos, das cidades de Parobé, Igrejinha, Taquara, Rolante, Gravataí e Porto Alegre, mas os acadêmicos também obtiveram respostas de outros municípios do Estado, mas a grande maioria foi das cidades do Vale do Paranhana.
Confira a pesquisa AQUI.
Texto: Claucia Ferreira/Faccat
Imagem: Pixabay/Divulgação
O time vencedor foi o “O Plano”, que ganhou o troféu de campeão nos pênaltis, após uma disputa acirrada no tempo normal de jogo. A medalha do vice-campeonato foi para os jogadores do time “De Ressaca”. Já o terceiro lugar foi para o time “Historiomáticos”.
A medalha de melhor goleiro foi para Lucas Schuler Costa (acadêmico do curso de Sistemas de Informação). Já os artilheiros, com 14 gols cada, foram os acadêmicos Guilherme Henrique da Silva (História) e Bruno Backes de Souza (Administração).
Ao todo, oito times participaram da primeira edição do Torneio de Futsal Universitário Faccat, totalizando 63 atletas. A competição também contou com a participação de nove voluntários, de diversos cursos, como acadêmicos de Enfermagem e de Publicidade e Propaganda. A organização geral foi dos acadêmicos Kader Soares Spindler, Eduardo Hentges Santana e Deiwith Hedlund, por meio do curso de História.
Lucca Slaviero Schein, Lucas Schuler Costa, João Victor viviani, Otávio Muck Schein, Joel dos Passos Moraes Junior, Marcos Gabriel Bortoluzzi de Souza, Juan Vinícius Casagrande Damo
Texto e fotos: Claucia Ferreira/Faccat
A acadêmica Michelle Brito, de 19 anos, do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) é uma dos 20 selecionados para trabalhar como estagiária na empresa “Iteris Consultoria e Software”, com sede em São Paulo e em Seattle/EUA. Ela passou por vários testes, tendo mais de 1 mil candidatos de todo o Brasil. “O conhecimento que aprendi na Faccat, com toda certeza, me capacitou para conquistar uma das vagas. Algumas disciplinas como “Lógica e Matemática Discreta”; “Autoria Design Web” e “Programação para Dispositivos Móveis” me ajudaram a passar nos testes de lógica, desenvolver uma solução eficiente no hackathon e entregar valor na minha trilha de conhecimento com o desenvolvimento Android”, comemora a acadêmica.
.
.
A acadêmica da Faccat está trabalhando de forma totalmente remota. “A Iteris fornece estrutura física, como mesas, cadeiras, vale-refeição, vale-alimentação e cartão Flex Car, além da estrututra tecnológica, como notebook, fone de ouvido e mouse, e apoia a saúde dos funcionários com planos de saúde premium”, explica a jovem.
Expectativa
Michelle Brito, que mora em Campo Bom, conta que está bastante animada em ser uma das selecionadas. “Tenho planos de me especializar no desenvolvimento android nativo e vejo nessa vaga a oportunidade perfeita. Vejo uma perspectiva de crescimento profissional e pessoal dentro de uma área que é apaixonante, a tecnologia!”, destaca.
.
.
O dia a dia do estágio
Os estagiários selecionados passarão por uma capacitação por meio do programa Decola. Michelle está passando por uma trilha de conhecimento inicial onde está aprendendo o básico sobre o desenvolvimento de software backend, frontend, versionamento de código e metodologias ágeis. Depois dessa trilha inicial, os estagiários poderão decidir, junto com o gestor da área de Treinamento e Desenvolvimento, se querem estudar desenvolvimento web, mobile Android ou mobile IOS. “No meu caso, vou atuar como desenvolvedora Android, de segunda-feira à sexta-feira das 9 horas às 16 horas”, revela.
Oportunidades profissionais
Para a coordenadora dos cursos de TI da Faccat, Flávia Pereira de Carvalho, é uma grande satisfação perceber o crescimento dos acadêmicos da Instituição e estes conquistando espaços no mercado de trabalho. “"Para nós é uma alegria vermos alunas como a Michelle conquistando essas oportunidades profissionais. Assim como ela, temos alunas e alunos trabalhando em projetos com empresas parceiras como a Panvel, do Grupo Dimed, e a Lighthouse, além de dezenas e dezenas de alunos em praticamente todas as empresas da região. Além destas, temos muitos outros trabalhando remotamente para empresas do exterior, tais como no Canadá, EUA, Portugal e Holanda, entre outros. Esses resultados comprovam a qualidade dos Cursos de TI da Faccat!", define.
Os cursos de TI da Faccat são:
Matéria extraída do site da Faccat: https://www2.faccat.br/portal/?q=node/4906
.
.
A empresa Lighthouse (software house de Porto Alegre), que tem parceria para treinamento de estagiários, com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), está selecionando acadêmicos dos cursos de TI da Instituição para integrar à equipe de trabalho. São duas vagas disponíveis e os acadêmicos selecionados deverão cumprir 6 horas por dia de trabalho, de segunda a sexta-feira, na Faccat. Cada estagiário recebe um valor mensal de R$ 800,00 e uma disciplina dos cursos de TI. O prazo máximo para ser estagiário é de 2 anos. “Os selecionados vão trabalhar para a Lighthouse sob a supervisão e orientação de um professor coordenador da Faccat. Atualmente já temos 3 alunos trabalhando neste projeto”, destaca a coordenadora dos cursos de TI, Flávia Pereira de Carvalho.
Neste sábado, dia 24/07, ocorreram as apresentações dos alunos dos Cursos de TI da Faccat referente aos seus trabalhos de conclusão de curso, onde demonstraram o quanto já conseguiram desenvolver do sistema proposto no início do ano, quando escreveram uma Proposta de TCC que foi avaliada e aprovada.
.
.