Novidades

Acadêmica é selecionada por multinacional

por Michele Pisoni -

A acadêmica Michelle Brito, de 19 anos, do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) é uma dos 20 selecionados para trabalhar como estagiária na empresa “Iteris Consultoria e Software”, com sede em São Paulo e em Seattle/EUA. Ela passou por vários testes, tendo mais de 1 mil candidatos de todo o Brasil. “O conhecimento que aprendi na Faccat, com toda certeza, me capacitou para conquistar uma das vagas. Algumas disciplinas como “Lógica e Matemática Discreta”; “Autoria  Design Web” e “Programação para Dispositivos Móveis” me ajudaram a passar nos testes de lógica, desenvolver uma solução eficiente no hackathon e entregar valor na minha trilha de conhecimento com o desenvolvimento Android”, comemora a acadêmica.

.

.

A acadêmica da Faccat está trabalhando de forma totalmente remota. “A Iteris fornece estrutura física, como mesas, cadeiras, vale-refeição, vale-alimentação e cartão Flex Car, além da estrututra tecnológica, como notebook, fone de ouvido e mouse, e apoia a saúde dos funcionários com planos de saúde premium”, explica a jovem.

Expectativa

Michelle Brito, que mora em Campo Bom, conta que está bastante animada em ser uma das selecionadas. “Tenho planos de me especializar no desenvolvimento android nativo e vejo nessa vaga a oportunidade perfeita. Vejo uma perspectiva de crescimento profissional e pessoal dentro de uma área que é apaixonante, a tecnologia!”, destaca.

.

.

O dia a dia do estágio

Os estagiários selecionados passarão por uma capacitação por meio do programa Decola. Michelle está passando por uma trilha de conhecimento inicial onde está aprendendo o básico sobre o desenvolvimento de software backendfrontend, versionamento de código e metodologias ágeis. Depois dessa trilha inicial, os estagiários poderão decidir, junto com o gestor da área de Treinamento e Desenvolvimento, se querem estudar desenvolvimento web, mobile Android ou mobile IOS. “No meu caso, vou atuar como desenvolvedora Android, de segunda-feira à sexta-feira das 9 horas às 16 horas”, revela.

Oportunidades profissionais

Para a coordenadora dos cursos de TI da Faccat, Flávia Pereira de Carvalho, é uma grande satisfação perceber o crescimento dos acadêmicos da Instituição e estes conquistando espaços no mercado de trabalho. “"Para nós é uma alegria vermos alunas como a Michelle conquistando essas oportunidades profissionais. Assim como ela, temos alunas e alunos trabalhando em projetos com empresas parceiras como a Panvel, do Grupo Dimed, e a Lighthouse, além de dezenas e dezenas de alunos em praticamente todas as empresas da região. Além destas, temos muitos outros trabalhando remotamente para empresas do exterior, tais como no Canadá, EUA, Portugal e Holanda, entre outros. Esses resultados comprovam a qualidade dos Cursos de TI da Faccat!", define.

 

Os cursos de TI da Faccat são:

Jogos Digitais 

Sistemas de Informação 

Sistemas para Internet

 

Matéria extraída do site da Faccat: https://www2.faccat.br/portal/?q=node/4906

Projeto Faccat - Lighthouse: Vagas Abertas!

por Michele Pisoni -

.

.

A empresa Lighthouse (software house de Porto Alegre), que tem parceria para treinamento de estagiários, com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), está selecionando acadêmicos dos cursos de TI da Instituição para integrar à equipe de trabalho. São duas vagas disponíveis e os acadêmicos selecionados deverão cumprir 6 horas por dia de trabalho, de segunda a sexta-feira, na Faccat. Cada estagiário recebe um valor mensal de R$ 800,00 e uma disciplina dos cursos de TI. O prazo máximo para ser estagiário é de 2 anos. “Os selecionados vão trabalhar para a Lighthouse sob a supervisão e orientação de um professor coordenador da Faccat. Atualmente já temos 3 alunos trabalhando neste projeto”, destaca a coordenadora dos cursos de TI, Flávia Pereira de Carvalho.

 
Neste primeiro momento, os selecionados trabalharão de forma remota, mas com o tempo, será presencial no Laboratório de TI da Faccat.  Os projetos iniciais serão de Front-end, para trabalhar com React Native (basicamente: HTML, CSS e JavaScript).  “É uma excelente oportunidade para adquirir experiência na área de TI, pois o aprendizado será grande, em tecnologias e ferramentas de ponta. Haverá um coordenador dos projetos auxiliando os estagiários, além de funcionários da empresa, onde todos estarão constantemente dando orientações e treinamentos”, explica a coordenadora Flávia Pereira da Carvalho.
 
A seleção será feita em duas etapas:
 
• Etapa 1: preencher o formulário - CLIQUE AQUI
 
• Etapa 2: aqueles que se encaixarem no perfil desejado, serão selecionados para uma entrevista on-line pelo Google Meet.
 
Todos os inscritos serão informados por e-mail se passaram ou não para a segunda etapa.

Participação de Laura Krupp Engelmann na aula de Análise de Sistemas II

por Michele Pisoni -
Na aula de Análise de Sistemas II do dia 16/08, tivemos a presença da nossa ex-aluna Laura Krupp Engelmann, formada em Sistemas de Informação na Faccat e mestre em Computação.
A Laura trouxe exemplos reais das práticas de análise de sistemas da empresa onde trabalha como analista há alguns anos.
.
.

Seminário de Andamento dos Cursos de TI da Faccat 2021

por Michele Pisoni -

Neste sábado, dia 24/07, ocorreram as apresentações dos alunos dos Cursos de TI da Faccat referente aos seus trabalhos de conclusão de curso, onde demonstraram o quanto já conseguiram desenvolver do sistema proposto no início do ano, quando escreveram uma Proposta de TCC que foi avaliada e aprovada.

.

.

Seminário de Andamento - Apresentações dos TCC´s dos Cursos de TI da Faccat

por Michele Pisoni -
Neste próximo sábado, dia 24/07, à tarde no horário das 13:30 às 16:30, teremos apresentações on-line, dos TCC´s - Trabalhos de Conclusão de Curso, dos alunos dos cursos de TI da Faccat, no evento chamado Seminário de Andamento.
 
Nesta apresentação os alunos vão demonstrar em 15 minutos que já conseguiram desenvolver, no mínimo, 60% do sistema proposto (no início do ano eles escreveram uma Proposta de TCC que foi avaliada e aprovada). 
 
Cada aluno terá 15 minutos de apresentação e, depois, cada um dos 2 avaliadores da banca, poderá fazer perguntas, sugestões etc. Totalizando em torno de 30 minutos ao todo, cada apresentação!
 
Todos estão convidados para participar, assistindo e prestigiando os trabalhos dos colegas. Os alunos que irão apresentar, são formandos do final deste ano (2021/2), onde terão mais uma banca de avaliação lá em Nov/Dez para finalizar o TCC.
 
Aqueles que vão se formar em breve, devem participar, para já irem vendo como funciona o Seminário de Andamento, pois os formandos do ano que vem, terão que apresentar seus trabalhos na metade do ano que vem (Julho/2022).
 
E mesmo, quem não vai se formar no ano que vem, pode participar para já ir tendo ideias para o seu TCC.
 
Planilha com Cronograma e links para as salas das apresentações no Google Meet: Clique Aqui!
 

Acadêmicos criam soluções para PanVel

por Michele Pisoni -

Já são dois anos de uma parceria que deu certo e que anda revelando para o mercado de trabalho profissionais competentes. A sinergia com a empresa Dimed (Distribuidora de Medicamentos Ltda), de Eldorado, com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), é sucesso absoluto. A Instituição Educacional e a Dimed desenvolveram o projeto PanVel-Faccat, que conta com oito estagiários-acadêmicos dos cursos da área de TI da Faccat. Eles passam por uma seleção interna e começam a integrar a equipe de trabalho. Sob coordenação da professora Debora Engelmann, trabalham dentro dos laboratórios da Instituição, onde são responsáveis por desenvolver aplicações para o Grupo Dimed. De acordo com a coordenadora dos cursos de TI, Flávia Pereira de Carvalho, desde a criação da parceria, já passaram pela iniciativa 19 acadêmicos. “Muitos já foram contratados por várias empresas dos Vales do Paranhana, Sinos e Região Metropolitana”, revela Flávia.

Prazo indeterminado e benefícios

A parceria entre Faccat e Dimed continuará por tempo indeterminado, inclusive, desde o mês de junho, os estagiários passaram a receber, além da bolsa no valor de R$ 800,00, que já era paga a eles, mais o valor de uma disciplina na Faccat. “Os alunos se sentem acolhidos, sentem que podem contar conosco. Eu sempre senti isso como aluna, e como professora, meu desejo é repassar aos meus alunos esse mesmo suporte que eu recebi quando estudava aqui”, revela a professora Debora Engelmann.

Projetos destaques

A coordenadora dos cursos de TI, da Faccat, Flávia Pereira de Carvalho, comenta que diversas propostas e soluções já foram desenvolvidas pelos estagiários, o que colaborou para que os laços entre faculdade e empresa se tornassem cada vez mais fortes. “Alguns dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, que estão atualmente em uso, merecem destaque, entre eles a Página Web do PanVel Clinic, integrada com o site panvel.com que pode ser acessada através do endereço https://www.panvel.com/panvel/panvelClinic.do . Este site contém diversas informações sobre os serviços que a PanVel oferece aos seus clientes”, salienta.

Outro projeto desenvolvido pelos estagiários foi a implementação do primeiro MVP -Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável: é um produto com recursos suficientes para atrair clientes e validar uma ideia) da Revista Digital Interativa da PanVel, onde o consumidor pode adicionar suas ofertas prediletas no carrinho de compra, realizar o checkout nos canais de Whatsapp e receber seus pedidos no conforto do seu lar.

Espelho Virtual Makeup da PanVel

Talvez o projeto mais conhecido e visível desenvolvido pelos estagiários da Faccat seja o Espelho Virtual Makeup da PanVel. “A pandemia trouxe um grande desafio quando as farmácias precisaram tirar os produtos de beleza de experimentações das prateleiras das lojas, os chamados "try-ons". Em uma jornada de envolvimento de muitas áreas de negócios da PanVel fomos em busca de alternativas para achar uma potencial solução para que os clientes pudessem continuar as suas experimentações antes da escolha de compra, principalmente cuidando de sua saúde e bem-estar”, analisa a professora Debora Engelmann.

A professora explica que o projeto usa Inteligência Artificial, que lê o rosto do cliente permitindo que a pessoa experimente os produtos com apenas alguns toques. O piloto do Espelho está funcionando nas lojas PanVel do Bourbon Wallig e do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre (RS). Só nas duas primeiras semanas de atividade, mais de 2 mil interações foram registradas. A intenção é que essa novidade seja ampliada para outras filiais.

Oportunidade profissional

O acadêmico Eliton Dioni Oliveira da Silva, 23 anos, do curso de Jogos Digitais, foi um dos primeiros estagiários do projeto. Na época não havia ainda trabalhado com programação e seu conhecimento era limitado. “Participar do projeto me preparou, não só para o mercado de trabalho, como me auxiliou também nas disciplinas da faculdade”, destaca o jovem. Ele ainda comenta que teve a oportunidade de ter contato com diversas tecnologias, metodologias de trabalho e  networking com funcionários da empresa. “Tudo isso me tornou um profissional mais capacitado. Vale ressaltar que um diferencial, para mim, é o estágio utilizar problemas reais, do dia a dia, para resolvermos, isso foi essencial para entrarmos em uma dinâmica de empresa que te prepara para quando sair dali”, analisa.

Com apenas um ano de estágio, já me sentia um profissional apto para ingressar no ambiente de trabalho. “Hoje sou um desenvolvedor da Dimed, empresa que tem essa parceria com a Faccat, e posso dizer com toda certeza que o estágio me preparou e me deu oportunidades que eu não esperava”, conclui.

Estágio foi um divisor de águas

O projeto PanVel/Faccat também abriu caminhos profissionais para o acadêmico Eliton Marcelo Maiolino Pedrotti, 24, do curso de Sistemas de Informação, que atualmente trabalha como Desenvolvedor Júnior. “Entrei na Faccat no início de 2020, com o intuito de seguir na área de Ti. Em junho, um mês depois da minha demissão na empresa onde eu estava trabalhando, por consequência da covid, fui selecionado para participar do estágio, e mesmo sem nenhuma experiência ou conhecimento prévio, aceitei o desafio”, conta.

Pedrotti ainda explica que no estágio se estuda e se trabalha com diversos tipos de tecnologia, todos baseados nas tarefas em que o time da Dimed encaminha. “Quase 10 meses no estágio, tive uma oportunidade de trabalho como Desenvolvedor Júnior em uma empresa de Campo Bom, e estou nela desde então. Para mim, o estágio foi um divisor de águas em minha vida”, comemora.

 

Matéria extraída do site da Faccat: https://www2.faccat.br/portal/?q=node/4859#slideshow-0

Vestibular Faccat - 2ª edição

por Michele Pisoni -

Tecnologia da Informação - A profissão do presente

Os cursos de TI da Faccat estão com algumas parcerias entre empresas de grande porte, como PanVel e Lighthouse (software house de Poa). Essas duas já estão com alunos estagiando como desenvolvedores dentro dos laboratórios da Faccat, o estágio é remunerado e os alunos trabalham 30 horas por semana (6 horas por dia).

Além dos estágios, as empresas da região costumam nos procurar para divulgar vagas de emprego. Temos vários alunos trabalhando em inúmeras empresas da região (e do exterior, de forma on-line – home office).

O mercado de TI proporciona diversas oportunidades como essas.

Dê o primeiro passo em direção ao sucesso!

Faça o Vestibular Faccat!

Ocorrerá no dia 20 de julho de 2021. Podendo optar pela modalidade presencial ou on-line e escolher o melhor horário: 14h ou 20h. Todas as opções serão compostas por uma prova de Redação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 19/07/2021.

Além do Vestibular, você também poderá ingressar na Faccat optando pelo "Ingresso como Diplomado", para quem já possui uma graduação e pensa em fazer um novo curso.

Mais informações: https://www2.faccat.br/portal/vestibular_faccat20212edicao

Inscrição:  https://www2.faccat.br/vestibular/

.

.

Tecnologia da Informação - A profissão do presente

por Michele Pisoni -

Os cursos de TI da Faccat estão com algumas parcerias entre empresas de grande porte, como PanVel e Lighthouse (software house de Poa). Essas duas já estão com alunos estagiando como desenvolvedores dentro dos laboratórios da Faccat, o estágio é remunerado e os alunos trabalham 30 horas por semana (6 horas por dia).

Além dos estágios, as empresas da região costumam nos procurar para divulgar vagas de emprego. Temos vários alunos trabalhando em inúmeras empresas da região (e do exterior, de forma on-line – home office).

O mercado de TI proporciona diversas oportunidades como essas.

Dê o primeiro passo em direção ao sucesso!

Faça o Vestibular Faccat 2021/02!

Ocorrerá no dia 15 de junho de 2021. Podendo optar pela modalidade presencial ou on-line e escolher o melhor horário: 14h, 18h ou 20h. Todas as opções serão compostas por uma prova de Redação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14/06/2021.

Além do Vestibular, você também poderá ingressar na Faccat utilizando a sua nota de Redação do Enem.

Mais informações e inscrição:  https://www2.faccat.br/vestibular/

.

.

Tópicos antigos...