Novidades

Seminário de Andamento - Apresentações dos TCC´s dos Cursos de TI da Faccat

por Michele Pisoni -
Neste próximo sábado, dia 24/07, à tarde no horário das 13:30 às 16:30, teremos apresentações on-line, dos TCC´s - Trabalhos de Conclusão de Curso, dos alunos dos cursos de TI da Faccat, no evento chamado Seminário de Andamento.
 
Nesta apresentação os alunos vão demonstrar em 15 minutos que já conseguiram desenvolver, no mínimo, 60% do sistema proposto (no início do ano eles escreveram uma Proposta de TCC que foi avaliada e aprovada). 
 
Cada aluno terá 15 minutos de apresentação e, depois, cada um dos 2 avaliadores da banca, poderá fazer perguntas, sugestões etc. Totalizando em torno de 30 minutos ao todo, cada apresentação!
 
Todos estão convidados para participar, assistindo e prestigiando os trabalhos dos colegas. Os alunos que irão apresentar, são formandos do final deste ano (2021/2), onde terão mais uma banca de avaliação lá em Nov/Dez para finalizar o TCC.
 
Aqueles que vão se formar em breve, devem participar, para já irem vendo como funciona o Seminário de Andamento, pois os formandos do ano que vem, terão que apresentar seus trabalhos na metade do ano que vem (Julho/2022).
 
E mesmo, quem não vai se formar no ano que vem, pode participar para já ir tendo ideias para o seu TCC.
 
Planilha com Cronograma e links para as salas das apresentações no Google Meet: Clique Aqui!
 

Acadêmicos criam soluções para PanVel

por Michele Pisoni -

Já são dois anos de uma parceria que deu certo e que anda revelando para o mercado de trabalho profissionais competentes. A sinergia com a empresa Dimed (Distribuidora de Medicamentos Ltda), de Eldorado, com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), é sucesso absoluto. A Instituição Educacional e a Dimed desenvolveram o projeto PanVel-Faccat, que conta com oito estagiários-acadêmicos dos cursos da área de TI da Faccat. Eles passam por uma seleção interna e começam a integrar a equipe de trabalho. Sob coordenação da professora Debora Engelmann, trabalham dentro dos laboratórios da Instituição, onde são responsáveis por desenvolver aplicações para o Grupo Dimed. De acordo com a coordenadora dos cursos de TI, Flávia Pereira de Carvalho, desde a criação da parceria, já passaram pela iniciativa 19 acadêmicos. “Muitos já foram contratados por várias empresas dos Vales do Paranhana, Sinos e Região Metropolitana”, revela Flávia.

Prazo indeterminado e benefícios

A parceria entre Faccat e Dimed continuará por tempo indeterminado, inclusive, desde o mês de junho, os estagiários passaram a receber, além da bolsa no valor de R$ 800,00, que já era paga a eles, mais o valor de uma disciplina na Faccat. “Os alunos se sentem acolhidos, sentem que podem contar conosco. Eu sempre senti isso como aluna, e como professora, meu desejo é repassar aos meus alunos esse mesmo suporte que eu recebi quando estudava aqui”, revela a professora Debora Engelmann.

Projetos destaques

A coordenadora dos cursos de TI, da Faccat, Flávia Pereira de Carvalho, comenta que diversas propostas e soluções já foram desenvolvidas pelos estagiários, o que colaborou para que os laços entre faculdade e empresa se tornassem cada vez mais fortes. “Alguns dos projetos desenvolvidos pelos estagiários, que estão atualmente em uso, merecem destaque, entre eles a Página Web do PanVel Clinic, integrada com o site panvel.com que pode ser acessada através do endereço https://www.panvel.com/panvel/panvelClinic.do . Este site contém diversas informações sobre os serviços que a PanVel oferece aos seus clientes”, salienta.

Outro projeto desenvolvido pelos estagiários foi a implementação do primeiro MVP -Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável: é um produto com recursos suficientes para atrair clientes e validar uma ideia) da Revista Digital Interativa da PanVel, onde o consumidor pode adicionar suas ofertas prediletas no carrinho de compra, realizar o checkout nos canais de Whatsapp e receber seus pedidos no conforto do seu lar.

Espelho Virtual Makeup da PanVel

Talvez o projeto mais conhecido e visível desenvolvido pelos estagiários da Faccat seja o Espelho Virtual Makeup da PanVel. “A pandemia trouxe um grande desafio quando as farmácias precisaram tirar os produtos de beleza de experimentações das prateleiras das lojas, os chamados "try-ons". Em uma jornada de envolvimento de muitas áreas de negócios da PanVel fomos em busca de alternativas para achar uma potencial solução para que os clientes pudessem continuar as suas experimentações antes da escolha de compra, principalmente cuidando de sua saúde e bem-estar”, analisa a professora Debora Engelmann.

A professora explica que o projeto usa Inteligência Artificial, que lê o rosto do cliente permitindo que a pessoa experimente os produtos com apenas alguns toques. O piloto do Espelho está funcionando nas lojas PanVel do Bourbon Wallig e do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre (RS). Só nas duas primeiras semanas de atividade, mais de 2 mil interações foram registradas. A intenção é que essa novidade seja ampliada para outras filiais.

Oportunidade profissional

O acadêmico Eliton Dioni Oliveira da Silva, 23 anos, do curso de Jogos Digitais, foi um dos primeiros estagiários do projeto. Na época não havia ainda trabalhado com programação e seu conhecimento era limitado. “Participar do projeto me preparou, não só para o mercado de trabalho, como me auxiliou também nas disciplinas da faculdade”, destaca o jovem. Ele ainda comenta que teve a oportunidade de ter contato com diversas tecnologias, metodologias de trabalho e  networking com funcionários da empresa. “Tudo isso me tornou um profissional mais capacitado. Vale ressaltar que um diferencial, para mim, é o estágio utilizar problemas reais, do dia a dia, para resolvermos, isso foi essencial para entrarmos em uma dinâmica de empresa que te prepara para quando sair dali”, analisa.

Com apenas um ano de estágio, já me sentia um profissional apto para ingressar no ambiente de trabalho. “Hoje sou um desenvolvedor da Dimed, empresa que tem essa parceria com a Faccat, e posso dizer com toda certeza que o estágio me preparou e me deu oportunidades que eu não esperava”, conclui.

Estágio foi um divisor de águas

O projeto PanVel/Faccat também abriu caminhos profissionais para o acadêmico Eliton Marcelo Maiolino Pedrotti, 24, do curso de Sistemas de Informação, que atualmente trabalha como Desenvolvedor Júnior. “Entrei na Faccat no início de 2020, com o intuito de seguir na área de Ti. Em junho, um mês depois da minha demissão na empresa onde eu estava trabalhando, por consequência da covid, fui selecionado para participar do estágio, e mesmo sem nenhuma experiência ou conhecimento prévio, aceitei o desafio”, conta.

Pedrotti ainda explica que no estágio se estuda e se trabalha com diversos tipos de tecnologia, todos baseados nas tarefas em que o time da Dimed encaminha. “Quase 10 meses no estágio, tive uma oportunidade de trabalho como Desenvolvedor Júnior em uma empresa de Campo Bom, e estou nela desde então. Para mim, o estágio foi um divisor de águas em minha vida”, comemora.

 

Matéria extraída do site da Faccat: https://www2.faccat.br/portal/?q=node/4859#slideshow-0

Vestibular Faccat - 2ª edição

por Michele Pisoni -

Tecnologia da Informação - A profissão do presente

Os cursos de TI da Faccat estão com algumas parcerias entre empresas de grande porte, como PanVel e Lighthouse (software house de Poa). Essas duas já estão com alunos estagiando como desenvolvedores dentro dos laboratórios da Faccat, o estágio é remunerado e os alunos trabalham 30 horas por semana (6 horas por dia).

Além dos estágios, as empresas da região costumam nos procurar para divulgar vagas de emprego. Temos vários alunos trabalhando em inúmeras empresas da região (e do exterior, de forma on-line – home office).

O mercado de TI proporciona diversas oportunidades como essas.

Dê o primeiro passo em direção ao sucesso!

Faça o Vestibular Faccat!

Ocorrerá no dia 20 de julho de 2021. Podendo optar pela modalidade presencial ou on-line e escolher o melhor horário: 14h ou 20h. Todas as opções serão compostas por uma prova de Redação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 19/07/2021.

Além do Vestibular, você também poderá ingressar na Faccat optando pelo "Ingresso como Diplomado", para quem já possui uma graduação e pensa em fazer um novo curso.

Mais informações: https://www2.faccat.br/portal/vestibular_faccat20212edicao

Inscrição:  https://www2.faccat.br/vestibular/

.

.

Tecnologia da Informação - A profissão do presente

por Michele Pisoni -

Os cursos de TI da Faccat estão com algumas parcerias entre empresas de grande porte, como PanVel e Lighthouse (software house de Poa). Essas duas já estão com alunos estagiando como desenvolvedores dentro dos laboratórios da Faccat, o estágio é remunerado e os alunos trabalham 30 horas por semana (6 horas por dia).

Além dos estágios, as empresas da região costumam nos procurar para divulgar vagas de emprego. Temos vários alunos trabalhando em inúmeras empresas da região (e do exterior, de forma on-line – home office).

O mercado de TI proporciona diversas oportunidades como essas.

Dê o primeiro passo em direção ao sucesso!

Faça o Vestibular Faccat 2021/02!

Ocorrerá no dia 15 de junho de 2021. Podendo optar pela modalidade presencial ou on-line e escolher o melhor horário: 14h, 18h ou 20h. Todas as opções serão compostas por uma prova de Redação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14/06/2021.

Além do Vestibular, você também poderá ingressar na Faccat utilizando a sua nota de Redação do Enem.

Mais informações e inscrição:  https://www2.faccat.br/vestibular/

.

.

Semana Acadêmica da Área de Negócios

por Michele Pisoni -

A Semana Acadêmica da Área de Negócios ocorrerá de 7 à 11 de junho, a partir das 19h30min. Segue abaixo os links para acompanhamento das palestras, aproveitem e inscrevam-se em nosso canal no Youtube para que fiquem atualizados sobre o que estamos discutindo nos dias atuais.

.

.

Links das palestras:

07/06 - CRA - Novas Conexões : Câmara de Jovens Administradores CJA/CRA-RS - Coordenação e Organização - Adm. Diego Maia - Flexibilidade Cognitiva

https://www.youtube.com/watch?v=EhcKW5DR9WY

 

08/06 – Lei Geral de Proteção de Dados

https://www.youtube.com/watch?v=qrkCHQELpr8

 

09/06 – Dados e Inovação, abordando sob a perspectiva do Digital Business -

https://www.youtube.com/watch?v=KWJxu1ZdPj0

 

10/06 - Inovação em produtos e processos

https://www.youtube.com/watch?v=pZ3r6jl2b0c

 

11/06 – Sustentabilidade e Responsabilidade Social

https://www.youtube.com/watch?v=r9LrDqiqNXw

Indique um amigo para o vestibular Faccat e ganhe uma ou mais mensalidades de graça!

por Michele Pisoni -
Quer ganhar uma ou mais mensalidades de graça?
Então vamos lá!
Indique alguém para realizar o Vestibular. Caso a pessoa se torne aluna da Faccat, você fica isento de uma parcela de uma disciplina. 
Quanto mais alunos indicar, mais descontos você irá ganhar!
Participe e garanta o seu descontão!
 
(*Obs: O vestibulando, no momento da matrícula, deverá citar o nome completo de quem o indicou para se ter direito ao desconto.)
 
Informações pelo nosso WhatsApp: 
51 98594-4893
 .
 .

Projeto Panvel-Faccat|Vagas Abertas!

por Michele Pisoni -

Frequentemente abrimos novas vagas no projeto conforme nossos estagiários vão sendo contratados, e podemos dar oportunidade para mais e mais pessoas interessadas em ingressar na área de TI que precisam de uma experiência inicial, uma vivência real no mercado de trabalho que oferece reais chances de conseguir bons empregos no futuro.  

No momento, estamos com duas vagas abertas, já que dois dos nossos estagiários estão sendo efetivados na Dimed. Se você tem interesse em participar do projeto preencha o formulário disponível neste link
É um formulário com poucas perguntas e bem rápido de preencher.
  
Para quem não conhece, o Projeto Panvel-Faccat é uma iniciativa conjunta entre a Faccat e o Grupo Dimed (do qual as Farmácias Panvel fazem parte). Contamos com uma equipe de 8 estagiários (alunos dos cursos de TI da Faccat) que desenvolvem diversos tipos de sistemas para o Grupo Dimed.
Alguns de nossos estagiários têm a oportunidade de atuar dentro dos times de TI da Dimed, sob supervisão dos líderes técnicos das equipes, interagindo com os times e atuando em demandas importantes nas quais esses times atuam.
Outros estagiários fazem parte do time do Labs, que é um laboratório de inovação dentro da TI da Dimed, onde podem interagir com colegas que também são estagiários tendo assim todo o apoio que precisam para iniciar em projetos e onde tem a oportunidade de trabalhar nos mais diferentes projetos com as mais variadas tecnologias. 
Durante os quase dois anos de projeto nossos estagiários tiveram a oportunidade de trabalhar com diversas tecnologias, indo desde projetos de desenvolvimento web e desenvolvimento de aplicativos mobile até projetos onde trabalharam com realidade aumentada e agentes conversacionais, entre muitos outros. Isso conferiu a eles um aprendizado e uma experiência muito grandes. 
Vários de nossos estagiários já foram contratados não apenas pela Dimed mas também por outras empresas que viram o potencial dos nossos alunos o que nos mostra que o objetivo principal do projeto que é ser, para os nossos alunos, uma porta de entrada para a área de TI, vem sendo alcançado com sucesso.
 
Quanto à aspectos mais práticos relacionados ao estágio:
 - Valor da bolsa: R$ 800,00 + 1 disciplina na Faccat
 - Carga horária: 6hs/dia
 - Modalidade de trabalho: No momento, Home Office.
 
A Faccat disponibiliza um laboratório para os estagiários do projeto trabalharem, porém, desde o início da Pandemia estamos trabalhando em modalidade home office, esperamos que logo possamos voltar a trabalhar na Faccat, mas ainda não temos previsão de quando isso acontecerá.
 
Me coloco a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que vocês tenham!
 
Débora Cristina Engelman
deboraengelmann@sou.faccat.br
Professora Coordenadora do Projeto Panvel-Faccat

Curso Escrita Acadêmica - planejamento e execução

por Michele Pisoni -
Com a finalidade de ajudar os acadêmicos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e estudantes de outras instituições de ensino, neste semestre ocorrerá o curso de extensão "Escrita Acadêmica", que tem como objetivo esclarecer os conceitos e as práticas que envolvem esse âmbito. Nele será possível aprender sobre o que é pesquisa, como fazer as leituras e fichamentos de referências, além de conhecer os tipos de trabalhos acadêmicos e a estrutura de um artigo científico. 
O curso ocorrerá de 15 de maio a 5 de junho, das 10h às 12h, e será ministrado pelo professor mestre, Vinicius Martins, do curso de Design. Os encontros serão via plataforma Google Meet.  A realização é dos cursos de Design; Publicidade e Propaganda; e Relações Públicas da Faccat.
 
Inscrições: Clique AQUI
.
 
 
.
Tópicos antigos...