Novidades

GDG Cloud Campo Bom

por Michele Pisoni -
O objetivo dos GDGs (Google Developer Group) são promover eventos gratuitos, onde são feitas palestras com temas da computação em nuvem, uso das soluções da Google e cases de mercado. O GDG Cloud Campo Bom tem o intuito de fomentar a comunidade do Vale dos Sinos em Cloud Computing com foco no Google Cloud Platform (GCP), criando um espaço para que todos possam compartilhar conhecimento, debater sobre cases, arquiteturas, soluções, melhores práticas, segurança entre outras.

Não é necessário ser um expert para participar, os eventos são públicos para todos os níveis, desde os que estão começando até os mais experientes.  
 
Normalmente esses eventos são presenciais, mas devido a toda essa situação que estamos vivendo vamos organizar o primeiro evento de forma remota. Os interessados devem se cadastrar na plataforma Meetup e participar no grupo, que ali iremos divulgar a data do primeiro evento.  
 
 
 

Mantenha seu Cadastro Atualizado!

por Michele Pisoni -

Neste momento é necessário estarmos ainda mais conectados. Para isso, precisamos ter certeza de que seus dados estão atualizados.

Mantenha atualizado o seu endereço, e-mail e telefones no Portal do Aluno da Faccat. A atualização cadastral é importante para que você receba informações sobre eventos, comunicados, alterações e mudanças importantes para a vida acadêmica.

Acesse www.faccat.br/aluno ou ligue para (51) 3541.6600 e atualize suas informações.

COMUNICADO - Django Girls Taquara foi Adiado!

por Michele Pisoni -

O evento que aconteceria na Faccat nesta sexta-feira e sábado (20 e 21 de março) foi adiado, ainda sem nova data para ocorrer!

Instagram: @dgtaquara

COMUNICADO - Suspensão das aulas até 31 de março!

por Michele Pisoni -

COMUNICADO

FACCAT SUSPENDE AULAS ATÉ 31 DE MARÇO

As Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) comunicam a suspensão das aulas, a partir desta segunda-feira, 16 de março, e demais atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação e extensão até 31/03/2020.

O expediente administrativo seguirá normalmente durante esse período.

Com essa medida, a Faccat se soma ao poder público e à comunidade regional para evitar a disseminação do coronavírus.

Solicita-se que todos sigam as recomendações do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias.

Atenciosamente,
Delmar Backes
Diretor-Geral da Faccat

DjangoGirls Taquara

por Michele Pisoni -

Estão abertas as inscrições para o evento que acontecerá nos dias 20 e 21 de março na Faccat!

O Django Girls é uma organização mundial de voluntárias, sem fins lucrativos, que realiza eventos para possibilitar o contato de mulheres com a tecnologia. Tendo como propósito a realização de workshops para inclusão de mulheres na tecnologia, fornecendo ferramentas e oportunidades para que mais mulheres possam ocupar espaços no mercado da TI.

Site do evento: https://djangogirls.org/taquara/
Instagram: https://www.instagram.com/dgtaquara/

Inscrições para treinadoras: http://bit.ly/djangogirls_treinadoras

Inscrições para participantes: http://bit.ly/djangogirls_participantes

Bancas Finais de TCC 2019!

por Michele Pisoni -

No dia 17 de dezembro ocorreram as bancas finais da Faccat de 2019, onde os alunos fazem as apresentações de seus TCC's, e para os cursos de TI este foi o momento de entregar o Artigo finalizado, corrigido e encadernado oficialmente. 

Após realizou-se a Janta de Confraternização como um grande encerramento dos Trabalhos de Conclusão. Nessa grande comemoração também são chamados e apresentados todos os melhores TCC's do ano anterior, alunos que concluíram o curso no ano passado e tiveram seus trabalhos escolhidos para a revista Universo Acadêmico. 

 

Link das imagens: clique aqui

Projeto Conexão PanVel é notícia no Jornal Panorama!

por Michele Pisoni -

Alunos da Faccat desenvolvem sistemas de e-commerce para rede de farmácias do Estado

Tarefa foi realizada por acadêmicos dos cursos de Sistema de Informação, Sistemas para Internet e Jogos Digitais da instituição de Taquara.

Acadêmicos participantes do projeto Conexão Panvel.
Divulgação / Alvaro Bourscheidt / Faccat

Oito acadêmicos dos Cursos de TI (Tecnologia da Informação) da Faccat passam, ao menos, seis horas por dia num dos laboratórios de informática do bloco B do campus da Faccat, concentrados na frente da tela do computador. A tarefa deles é desenvolver sistemas para o e-commerce do grupo Dimed, detentor da rede de farmácias da marca Panvel. A iniciativa faz parte de outra importante parceria estabelecida pela instituição de ensino ao longo deste ano, objetivando encontrar soluções para as necessidades de uma empresa que atua no mercado e, ao mesmo tempo, qualificar a formação dos futuros profissionais.

O projeto, que começou em julho, recebeu o nome de Conexão Panvel e é coordenado pela professora Débora Engelmann, que assumiu a função no mês de setembro, depois de atuar como gerente de projetos e líder técnica. Ela explica que, inicialmente, houve uma fase de desenvolvimento de rotinas automatizadas de testes, já concluída. “Agora, estamos trabalhando no desenvolvimento de um microsserviço solicitado pelo grupo Dimed, o qual executará algumas tarefas necessárias ao funcionamento do e-commerce deles”, pontua.

A participação dos acadêmicos no projeto se dá em forma de estágio remunerado, com regime de trabalho de seis horas diárias, cabendo à Faccat fornecer o espaço físico e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades. O prazo inicial de duração do convênio entre a instituição e a empresa é de um ano, podendo ser prorrogado, se for de comum acordo entre as partes.

A docente responsável pelo Conexão Panvel entende que é uma grande oportunidade para os acadêmicos, primeiramente pela possibilidade de interação direta com o mundo corporativo, prestando serviço a uma empresa que possui um setor de TI bem organizado e estruturado. “É um contato antecipado com a realidade do mercado de trabalho que futuramente eles irão encontrar”, pondera. Ao mesmo tempo, segundo ela, é uma possibilidade de os estudantes começarem a colocar em prática, desde logo, os ensinamentos adquiridos em sala de aula, no caso específico, aplicando as linguagens de programação, boas práticas e demais noções num software real, que está sendo utilizado por uma empresa. “Será um importante diferencial para o currículo, quando estiverem formados”, pontua Débora Engelmann.

A percepção é confirmada pelo estagiário Joel dos Passo Moraes Jr., de 19 anos, aluno do quarto semestre Sistemas de Informação. “Estou agregando muito conhecimento à minha formação pela possibilidade de entregar um produto ao mercado e aprender ao mesmo tempo”, situa, destacando a importância dos conceitos básicos abordados nas matérias iniciais do Curso para que possa trabalhar no projeto.

Além de Joel, também participam do Conexão Panvel os acadêmicos Augusto Edinger Marques da Silva, Bryan Debona Fonseca, Eliton Dioni Oliveira da Silva, Jordan Paiva da Silva Braz, Otávio Muck Schein e Otávio Pohren. Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no blog http://conexaopanvel.faccat.br.

 

Notícia do Jornal Panorama: http://bit.ly/34GkLGe

ChurrasBurguer da TI 2019-02

por Michele Pisoni -

O ChurrasBurguer da TI do segundo semestre de 2019 ocorreu no dia 14/11, o evento de confraternização dos cursos de Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Jogos Digitais reuniu a galera do TI no garajão da Faccat e contou com muita música, diversão, sinuca e ping-pong.   

Mais fotos: http://bit.ly/34zUHxc

Tópicos antigos...