Estágio e TCC

Como funcionam as disciplinas de Estágio e TCC do curso de Sistemas de Informação:

A disciplina de Estágio é a primeira disciplina do nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nessa disciplina de Estágio o aluno faz a proposta (projeto) do que irá desenvolver ao longo do TCC. Esta proposta é submetida para um ou mais professores que aprovam, ou pedem alterações, ou reprovam a proposta. Estando a proposta aprovada, o aluno pode então iniciar a pesquisa e escrita do projeto do TCC, bem como o desenvolvimento prático.

Então: o nosso estágio não é em empresa, e sim é o início de um desenvolvimento de algum software, de algum projeto "não trivial", que será o TCC. Nós consideramos o projeto todo do TCC - que aqui é BEM puxado e bem acadêmico, como se fosse um "mestrado reduzido" - um grande trabalho prático de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Por isso nossa disciplina de Estágio entra como parte do TCC então.

Quando fazer o Estágio? O normal é o aluno fazer o Estágio no segundo semestre do ano anterior ao da formatura. Faz o Estágio, e no ano da formatura faz o TCC I e TCC II ao longo do ano. O Estágio sempre é oferecido no segundo semestre de cada ano, justamente pra dar certo este andamento. Mas nada impede de o aluno fazer o Estágio em um ano, e deixar os TCCs para 1 ou 2 anos após... assim como pode fazer o TCC I e deixar só o TCC II para o ano seguinte.... enfim, não há regras quanto a isto. O normal é fazer o TCC no ano da formatura... mas não obrigatório. Já tivemos muitos alunos que fizeram o TCC em um determinado ano, e concluíram as disciplinas que faltavam para se formar no ano seguinte. Sem problemas.


Como funciona a disciplina de Projeto Prático de Sistemas (Tecnólogo em Sistemas para Internet):
Essa disciplina ocorre ao longo de 2 semestres, 1 ano inteiro. Normalmente, será feita no ano da formatura do aluno. Sugere-se que os alunos iniciem a escrita do projeto (proposta) do trabalho que será desenvolvido ao longo dessa disciplina, durante as férias de verão do ano em que iniciarão a disciplina. A ideia é que logo no início do semestre os alunos já tenham definido:
  1. professor orientador do trabalho
  2. tema (assunto) e proposta do trabalho

Assim que o semestre iniciar, o professor da disciplina irá solicitar essas duas definições. Alunos que já tenham adiantado essa 


Definição da nota final do TCC e Projeto Prático de Sistemas (após realização da pré-banca):
  1. Cada aluno envia o PDF da versão final do seu TCC para o respectivo orientador.

  2. O orientador envia a versão final para: [jung@faccat.br] e [azambuja@faccat.br]
    1. No e-mail, o orientador informa a nota atingida pelas correções, de 0 a 100% (0 a 2 pontos). Ou seja, se o aluno fez todas as correções solicitadas pela banca e pelo orientador, terá 2 pontos. Essa avaliação será feita pelo orientador e informada no e-mail.

  3. Finalmente, os alunos ainda tem 1 ponto da própria disciplina de TCC / Projeto, a ser ganho por terem ido nos encontros e entregue as tarefas solicitadas pelo prof. Jung ao longo do trabalho.

  4. Alunos que participaram da mostra ganham mais 1 ponto.

No dia da Banca Final, os alunos deverão entregar a versão final impressa e encadernadas com as capas oficiais de TCC da Faccat, que foram assinadas pelos professores participantes das bancas.

Última atualização: terça, 1 Dez 2015, 18:04