Cursos de Informática da Faccat participam da Vila Geek de Igrejinha

Cursos de Informática da Faccat participam da Vila Geek de Igrejinha

por Prof. Dr. Marcelo Azambuja -
Número de respostas: 0

Um Geek (ou Nerd) é um aficionado por tecnologia, leitura, games, histórias, animes (desenhos animados Japoneses) e filmes de ficção científica. Um tempo atrás, pessoas com esse tipo de gosto eram minoria. Atualmente, a cultura Geek está disseminada.


A Vila Geek foi uma das atividades da Semana da Juventude de Igrejinha, que ocorreu entre os dias 10 e 15 de agosto e organizada pela Coordenadoria Municipal da Juventude de Igrejinha, sob responsabilidade de Lucas Bernardes. A ideia era reunir os entusiastas Geek em um mesmo local e, quem pudesse, levaria algo relacionada a essa cultura.

Teve banca com exposição de muitos livros, jogos de tabuleiro e de cartas, disponibilizados pela RPG Store (Taquara). Com o professor Jefferson Dias, do Curso de História da Faccat, teve banca de arqueirismo, com instrutores para os iniciantes, miniaturas diversas de heróis e vários outros ícones Geek. Os Cursos da área de Tecnologia da Informação da Faccat (Sistemas de Informação e Sistemas para Internet) participaram com disponibilização de jogos eletrônicos diversos, tais como o lendário Atari rodando Pac-Man, Enduro, entre outros jogos. A banca da Faccat também tinha dois óculos de simulação 3D (Cardboard Google), que junto com smartphones possibilitam interação imersiva com jogos simuladores que foram atração principalmente para as crianças (mas muitos pais se viram atraídos também pelo brinquedo). E, claro, como não podia faltar em um evento Geek, um sabre de luz e uma máscara do Darth Vader (com direto ao som da famosa respiração mecânica), grande personagem de uma das maiores séries de filmes Geek da história, a Guerra nas Estrelas (Star Wars).

Uma das características de eventos ligados a Cultura Geek, é conseguir reunir crianças, jovens e adultos em torno das mesmas atrações, e com o mesmo entusiasmo. E isso pode ser visto na Vila Geek de Igrejinha: crianças com seus pais, jovens e adultos interagindo de igual para igual. Por este motivo, conforme falou a Tayme Riddle, organizadora do evento, a ideia é a Vila Geek se repita anualmente, sempre junto da Semana da Juventude de Igrejinha.