FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA - FACCAT

Quer conquistas o emprego dos seus sonhos?

Você está em dúvida sobre qual dos cursos da área de informática (TI - Tecnologia da Informação) escolher? Aqui na Faccat, são três os cursos nessa área:

1. Bacharelado em Sistemas de Informação

2. Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
                   (clique aqui para ver as diferenças entre os dois cursos acima)

3. Curso Superior em Jogos Digitais => (aqui site do curso de Jogos)


1. Os três cursos são de nível superior?

R: Sim. Os três cursos são de nível superior. Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia, como é o caso do Sistemas para Internet e Jogos Digitais, denominam-se “tecnólogos superiores”, enquanto os graduados em Sistemas de Informação são denominados “bacharéis”. Formados nesses três cursos podem, depois de formados, fazer mestrado/doutorado, concursos que exijam curso superior, etc.


2. Porque essa diferença de nomes (tecnólogo e bacharel)?

R: Cursos Tecnólogos tratam-se de cursos de graduação que conferem o grau de tecnólogo ao seu concluinte. São cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, ou seja, são cursos focados para formar profissionais em uma determinada tecnologia. Seu formato, portanto, é mais compacto, com duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais (os Tecnólogos em Sistemas para Internet e o de Jogos Digitais, tem a duração de 06 semestres, enquanto o Sistemas de Informação, tem duração de 08 semestres). 

O grau de Bacharel é conferido no nível de graduação na maioria das áreas do conhecimento humano, tais como matemática, direito, engenharia, ciência da computação e vários outros. São graus obtidos normalmente em cursos superiores de quatro anos, como é o caso do nosso curso de Sistemas de Informação. Cursos de bacharelado visam proporcionar uma formação mais ampla, mais abrangente sobre a área estudada, não focada em um assunto mais específico como é o caso do tecnólogo. Além disso, costumam ter algumas disciplinas mais avançadas na área em questão. Por exemplo, o curso de Sistemas de Informação possui as disciplinas Compiladores, Complexidade de Algoritmos e Inteligência Artificial, que são disciplinas com conteúdos avançados (e interessantíssimos), que não constam na grade do curso de Sistemas para Internet.


3. Qual o tempo de duração de cada curso? Número de disciplinas de cada?

R:

1. Sistemas de Informação: 46 disciplinas distribuídas em 08 semestres letivos com um total de 3000 horas.

2. Tecnólogo em Sistemas para Internet: 30 disciplinas distribuídas em 06 semestres letivos com um total de 2010 horas.

3Jogos Digitais: 32 disciplinas distribuídas em 06 semestres letivos com um total de 2010 horas.


4. É possível fazer pós-graduação depois de formado?

R: Sim. Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos, assim como os bacharéis, podem dar continuidade a seus estudos normalmente, cursando pós-graduações Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).


5. Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

R: Sim. Os três cursos são plenamente autorizados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). O curso de Sistemas de Informação existe na FACCAT desde 2001 e já formou dezenas de alunos, todos diplomados e registrados no MEC. O curso de Tecnólogo em Sistemas para Internet foi autorizado pelo MEC em setembro de 2009 e já possui também turmas formadas, todos com diplomas oficiais e registrados no MEC. O curso de Jogos Digitais iniciou em 2015 na Faccat, e em breve terá também seus primeiros profissionais formados.


6. Na prática, quais as principais diferenças entre os três cursos?

R: Resumidamente, cursos de Bacharelado, como é o caso do curso de SI, formam profissionais com conhecimentos mais amplos e genéricos sobre a sua área de atuação. Um Bacharel em Sistemas de Informação é preparado para, além de resolver as questões técnicas da área de análise, projeto e desenvolvimento de soluções de software e hardware, esse profissional é preparado também para interagir com os diversos outros profissionais das empresas, de diversas formações (Administradores, Economistas, profissionais de Comunicação, Direito, Engenheiros, etc.). Essa característica é obtida através do estudo de disciplinas que visam preparar o aluno para um mercado onde o conhecimento além daquele puramente técnico é muito importante, e por isso são estudados os conceitos de, por exemplo, Probabilidade e Estatística, Matemática Financeira, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Sociologia, Compiladores, Complexidade de Algoritmos, entre outras disciplinas que possibilitam uma excelente e ampla formação para um profissional que poderá facilmente se integrar em todas as áreas de uma empresa e ramos de negócio.

Já um curso Tecnólogo, como é o caso do curso de Sistemas para Internet, visa preparar o aluno para trabalhar em uma tecnologia específica de uma área maior do conhecimento. Dessa forma, as disciplinas do nosso curso de tecnólogo são todas voltadas de forma objetiva para preparar um técnico na área de desenvolvimento (análise, projeto e desenvolvimento) de sistemas (softwares) preparados para o funcionamento através da Internet ou Intranet (redes internas e fechadas de uma organização). As disciplinas são todas muito objetivas para algum conhecimento técnico específico, tais como as disciplinas de Autoria e Design na Internet I e II, onde os alunos rapidamente já estão desenvolvendo sites Web com HTML 5, JavaScript e alguma linguagem avançada de programação e interação com bancos de dados, bem como as disciplinas de Programação para Internet I e II e também a Banco de Dados para Sistemas Web, todas essas disciplinas extremamente focadas na área do curso.

 

No curso de Jogos Digitais, existem disciplinas específicas para a área de desenvolvimento de games, tais como Design de Jogos, Física para Jogos Digitais, Programação 2D e 3D, entre diversas outras. Existem também as disciplinas básicas fundamentais de programação de softwares e de introdução à computação, redes de computadores e Programação para Dispositivos Móveis (smartphones e tablets).


7. Eu recebo Certificados Intermediários mesmo antes de terminar os cursos de Tecnólogo?

R: Sim. A fim de facilitar a entrada no mercado de trabalho, a cada dois semestres os alunos dos curso de Tecnólogo (Jogos e Sistemas para Internet) ganham um certificado parcial do curso, podendo comprovar seus conhecimentos e facilitar a conquista de bons empregos.


8. Posso concluir um dos cursos e terminar de forma mais rápida os outros cursos da área de TI?

R: Sim. O aluno, após se formar em qualquer um dos três cursos, pode ingressar em algum dos outros disponíveis e, fazendo somente as disciplinas não existentes naquele curso no qual já é formado, poderá se formar muito rapidamente também no segundo ou terceiro curso. Esse aluno teria um currículo invejável, pois estaria entre os poucos profissionais no mercado com dois (ou três!) cursos de graduação na área de informática. Resumindo: o aluno se forma em um dos cursos e "aproveita" todas as disciplinas já realizadas. No segundo curso, faz somente as que faltam para concluir esse segundo curso (lembrando que muitas disciplinas básicas são comuns entre os três cursos).


9. Posso fazer dois ou até os três cursos ao mesmo tempo?

R: Sim, mas talvez não seja a melhor opção. O ideal para quem está pensando em se formar em mais de um dos cursos de TI, é focar totalmente em um deles. Estando formado nesse primeiro curso, aí sim, ingressar no outro curso desejado e fazer somente as disciplinas diferentes e que estão faltando para se formar nesse segundo curso (todas as disciplinas comuns entre os dois cursos serão “aproveitadas” no segundo curso, ou seja, o aluno não precisa fazer novamente essas disciplinas). Por exemplo, se um aluno se formar no Tecnólogo, que são 30 disciplinas no total, basta fazer as 16 disciplinas a mais que o curso de Sistemas de Informação possui, e estará formado também como Bacharel em Sistemas de Informação. 


10. Quais disciplinas são equivalentes entre os cursos?

R: Clique [aqui] e veja quais disciplinas feitas no curso de Tecnólogo são equivalente no curso de SI e vice-versa. OBS: (em breve estará disponibilizado aqui a equivalência das disciplinas do curso de Jogos com os outros dois cursos)

Última atualização: quarta-feira, 6 set. 2017, 15:42