Novidades

ENADE: Somos o 3o. MELHOR CURSO DE SI DO RS!!

 
Imagem de Prof. Dr. Marcelo Azambuja
ENADE: Somos o 3o. MELHOR CURSO DE SI DO RS!!
por Prof. Dr. Marcelo Azambuja - quinta, 11 fev 2016, 15:08
 

Estamos de parabéns!  


?ui=2&ik=c9d53b7977&view=fimg&th=151c1a5
Foto: minutos antes dos alunos de Sistemas de Informação da Faccat iniciarem a prova (tarde de domingo!!), na Escola Polivalente (Taquara).

Nota no CPC 2014 (Conceito Preliminar de Curso) = 4 
Nota no Conceito Enade 2014 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) = 4
(ao final do texto, há explicações sobre a diferença de cada um desses indicadores)

Pelo conceito ENADE, o Curso de Sistemas de Informação (SI) da Faccat ficou em 3o. lugar entre os 33 cursos de SI do Rio Grande do Sul (RS) na avaliação de 2014 do INEP/MEC (Ministério de Educação).

Com esses resultados, estamos no conceito “Muito Bom” do Ministério da Educação (MEC) - (a nota máxima é 5).

Parabenizamos a todos por mais esta conquista! Essa nota nos posiciona no topo dos melhores cursos de Sistemas de Informação do RS (nenhum curso de Sistemas de Informação do RS obteve nota 5 no CPC).

Gostaríamos de agradecer - MUITO! - o empenho do grupo de alunos de final de curso do ano passado que fizeram a prova do Enade. Boa parte dessa nossa ótima nota foi devido o empenho de todos em fazerem a prova com atenção e dedicação, além de terem vindo vários sábados para nossas aulas de preparação, estudo e revisão dos conteúdos. Mais abaixo temos fotos dessa turma, durante a preparação e no dia da prova do Enade!

Agradeço muito também aos professores que se empenharam e dispuseram a nos ajudar nessas aulas de revisão.

== Entendendo o Enade: o conceito do Enade não é uma nota absoluta, e sim relativa. Ou seja, o conceito indica se a nossa nota foi melhor ou pior que os demais cursos iguais oferecidos pelas outras instituições de ensino.

média nacional é o conceito 3. Quem obtém nota acima do 3 - como foi o nosso caso - indica que o curso está acima da média nacional, ou, "Muito Bom" pelo conceito do MEC. (Maiores explicações aqui)

Nas outras duas avaliações do Enade que nosso curso realizou (que acontece a cada 3 anos para todos os cursos), nossa nota havia sido 5 (cinco), conceito "Excelente". Baixamos um pouco agora, mas isso pode ser decorrente de vários fatores (não necessariamente baixamos a nota obtida pelos alunos na prova). Por exemplo, a melhora das notas de outras instituições, pode gerar essa diminuição no nosso conceito (lembrando que as notas são relativas, e não absolutas).

Seguem links das planilhas oficiais divulgadas pelo MEC, com notas de todos os cursos do Brasil que fizeram prova em 2014 (a cada ano, alguns cursos fazem essa prova):

Abaixo estão os colegas que fizeram a prova ano passado. Alguns se formaram ano passado mesmo, outros se formaram ontem (parabéns a eles!!):

?ui=2&ik=c9d53b7977&view=fimg&th=151c1a5
Foto 2: uma das aulas de revisão aos sábados, com profs. Sápiras e Facchini.
(ao menos tinha café!  ;D)

?ui=2&ik=c9d53b7977&view=fimg&th=151c1a5
Foto 3: minutos antes de iniciarem a prova, na Escola Polivalente (Taquara)
?
Moral da história? Esse resultado dá confiança, para os alunos, de estarem estudando em um curso reconhecido, externamente, como um curso acima da média em termos de formação dada aos alunos (conhecimentos e conteúdos), bem como em uma instituição que oferece uma boa infra-estrutura e organização didática. Algumas vezes vocês acham que está faltando ou sobrando conteúdo em alguma(s) disciplina(s)? Pode ser, e estamos sempre trabalhando para aprimorar tudo (e as avaliações e sugestões de vocês são necessárias e MTO bem vindas), mas que não estamos longe do correto, esses nossos resultados em todos os Enades comprovam. Aliás... o que mais comprova que estamos no caminho correto é a boa colocação (empregos e mestrados e doutorado) da maioria absoluta dos nossos alunos e dos já formados.

== Diferença entre o CPC e o Enade:

CPC - é um indicador formado por vários conceitos. Ele leva em conta a formação dos alunos, dados sobre o corpo docente (professores), a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino. Veja como é sua composição:
  • 30% - IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra o quanto o aluno aprendeu na faculdade;
  • 15% - nota dos ingressantes;
  • 15% - nota dos concluintes;
  • 20% - proporção de professores com doutorado;
  • 5% - proporção de professores com mestrado;
  • 5% - regime de trabalho dos professores (dedicação parcial ou integral);
  • 5% - boa infraestrutura, de acordo com a opinião dos alunos;
  • 5% - boa organização didático-pedagógica, segundo a opinião dos estudantes.
Conceito Enade - leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação, no Enade. Mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados. É muito importante de analisá-lo.