Aluno do curso de Sistemas de Informação da Faccat participa de encontro da ICANN - um dos grupos internacionais coordenadores da Internet.

Aluno do curso de Sistemas de Informação da Faccat participa de encontro da ICANN - um dos grupos internacionais coordenadores da Internet.

por Prof. Dr. Marcelo Azambuja -
Número de respostas: 0
Entre as principais entidades que administram a Internet no mundo, a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) coordena, entre outras coisas, quem pode ter cada endereço IP e cada domínio (tais como os .com e .org) nessa rede ao redor do mundo. 

Vinicius Linden (à direita)
?Foto: Vinicius Linden (à direita) participou de evento da ICANN.


Pois o aluno do curso de Sistemas de Informação da Faccat, Vinicius Linden, teve a oportunidade de participar do mais recente encontro aberto dessa entidade, evento este que aconteceu entre os dias 21 e 25 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Vinicius foi contemplado com a bolsa NextGen, destinados a jovens entre 18 e 30 anos, que cobria os gastos com viagem, acomodação e o ingresso ao longo de todo o evento. A seleção para ganhar esta bolsa era baseada na análise de um vídeo que os candidatos deveriam enviar, relatando o envolvimento do candidato com a comunidade da Internet, e o aluno da Faccat - que trabalha na 
TCA, provedor de Internet da região do Vales do Paranhana e do Sinos - foi selecionado junto com outras 14 pessoas de toda América Latina e Caribe. 

A contrapartida do candidato selecionado, era fazer uma apresentação (em inglês) no evento sobre um assunto relacionado com as áreas de abrangência da ICANN. Linden fez uma apresentação falando sobre a importância dos pequenos provedores de Internet no Brasil, e as ações que essas empresas estão tomando para ajudar na disseminação do novo padrão do endereço IP (o IPv6), uma vez que o padrão atual (IPv4) está esgotado. Pela experiência prática no assunto, pois trabalha em uma empresa da área, Vinicius tem domínio sobre esta transição (do IP atual para o IPv6), que todos nós, em algum momento, iremos enfrentar. Por exemplo? Se o roteador da sua residência ou empresa não for compatível com o IPv6, uma mudança de equipamento será obrigatória.

Dentre os assuntos debatidos ao longo do evento, o que mais chamou a atenção do aluno, foi a pressão política para que a ICANN se desvincule em definitivo do governo dos Estados Unidos. Esse processo já era cobrado pela comunidade internacional, e tomou muito mais força quando, em 2013, Edward Snowden denunciou o governo Americano de espionar empresas, governos e cidadãos através da Internet. A proposta é que todas as atribuições da ICANN passem para a comunidade global da Internet, num modelo multisetorial, totalmente desvinculada de órgãos governamentais. De acordo com Vinicius, foi um programa rico em conhecimento em que pode ter contato com grandes membros da ICANN, de empresas e instituições engajadas em colaborar nesse modelo de governança multisetorial.