Ensinar Programação de Computadores para crianças do 4º ano fundamental, através de jogos, animações e páginas web. Apresentar os conceitos de desenvolvimento de softwares e aplicativos com o intuito de despertar o raciocínio lógico para tomada de decisões e a capacidade de resolver problemas. Exercitar a imaginação e a criatividade, demonstrar como o computador funciona. Trabalhar em equipe.
Aulas práticas em laboratório de informática com uso dos computadores da escola e/ou dos próprios alunos. Serão apresentados exemplos e exercícios práticos em aula. A ideia é que os alunos aprendam usando a imaginação e criatividade realizando projetos individuais e em duplas. Nas tarefas propostas, os exercícios são jogos e atividades que utilizam programas que permitem às crianças criarem estruturas lógicas a fim de resolver problemas.
Serão aplicados testes para verificar o andamento da turma, além de trabalhos em grupo e tarefas individuais para serem feitas em aula.
Tema | Conteúdos | Habilidades |
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Módulos 1 e 2 | Ferramenta Scratch | Apresentar o núcleo da computação e conceitos de programação para o Ensino Fundamental (http://studio.code.org/s/20-hour). Ensinar as bases da programação de computadores de forma lúdica. Com o Scratch, o aluno pode programar suas próprias histórias interativas, jogos e animações - e compartilhar suas criações com outros colegas online. O Scratch ajuda os jovens a aprenderem a pensar de maneira criativa, refletir de maneira sistemática e trabalhar de forma colaborativa - habilidades essenciais para a vida. Scratch é uma plataforma desenvolvida pelo Media Lab do MIT - Massachusetts Institute of Technology. Fornecido gratuitamente! |
Módulo 3 | HTML e CSS | Desenvolvimento Web usando as linguagens HTML e CSS |
Módulo 4 | Python | Desenvolvimento de softwares utilizando a Linguagem de Programação Python |
Este link vai direcioná-lo para um álbum no Facebook com fotos dos alunos em aula.