Linguagem de Programação - HTML

André Luís Nunes, Diego Heitor Michelon

Faculdade de Informática de Taquara – Faculdades de Taquara (FACCAT)
Av. Oscar Martins Rangel - 4500 – 95.600-000 – Taquara – RS – Brasil

aln_br@yahoo.com.br, dmichelon@tca.com.br

Resumo: Este artigo visa mostrar um pouco da historia, aplicabilidade e caraterisiticas de uma linguagem de programação para WEB, a HTML (HyperText Markup Language).  Descreve um pouco da evolução, estrutura e onde pode ser aplicada.

 

Histórico

O Html foi criado em 1992 por Tim Bernes Lee e Robert Caillau.
Com o Html foi possível disponibilizar links de navegação para outras páginas

Inicialmente ela não possuía muitos recursos de aparência, mas com a necessidade
de uma aparência mais amigável as outras versões foram dando mais liberdades para isso.

Versões:
 1992: HTML 1.0
 1993:
Algumas definições da aparência, tabelas, formulários.
 1994: HTML 2.0: p
adronizações para as características principais.
           HTML 3.0:
uma extensão do HTML+ entendido como um rascunho de padrão.
 1995: HTML 3.2:
Netscape e Internet Explorer definem seus próprios padrões baseados nas implementações correntes.
 1997: HTML 4.0:
São lançados os browsers Netscape v4.0 (agosto) e Internet Explorer v4.0 (outubro) que apresentaram um conjunto de tecnologias (CSS, JavaScript/VBScript e DOM) que juntas disponibilizaram diversos recursos tornando o HTML dinâmico.
 1999: HTML 4.01:
Algumas modificações da versão anterior.
 2000: XHTML 1.0 - Versão XML do HTML 4.01:
É criado e consiste de uma versão XML do HTML v4.01.


Paradigma de Programação

 * Paradigma Imperativo;
 * Linguagem Interpretada;
 * Linguagens de scripts.

 

Aplicabilidade

O Html é suportada por vários navegadores e para criar uma página basta ter um editor de texto e conhecer como criar uma página Html. A principal Aplicabilidade do HTML é de criação de páginas para Web.

 

 

Características Técnicas

 

Um código HTML não é compilado e sim interpretado por um browser, isto o torna extremamente simples e não requer uma maquina potente nem softwares para ser executado. Basicamente podemos considerar que um código HTML precisa de um computador para ser armazenado o código escrito, chamamos de servidor, e um browse na maquina cliente para visualizar a pagina guardada neste servidor.

 

Uma das principais características do HTML se reflete no fato de se um browser não "entender" um determinado comando, este é ignorado e não é apresentado, não originando mensagem de erro e afetando minimamente o restante do documento.

 

Entretanto, como o HTML é uma linguagem descritiva, nem sempre diferentes navegadores exibem a mesma apresentação em cada página. Ou seja, os detalhes codificados no HTML podem ser suficientes para um deles, mas não suficientes para outro. Sendo assim cada navegador poderá interpretar os dados de uma forma diferente, portanto, quanto mais descritiva a página for, maiores serão as chances do documento ser interpretado da mesma forma por navegadores diferentes.



Tags

O código HTML utiliza as Tags para dizer como o browser deve exibir textos, imagens, sons e vídeos em um site na Internet. Os Tags são identificados por serem envolvidos pelos sinais < > ou </ >. Entre os sinais < > são especificados os Tags propriamente ditos. No caso de Tags que precisem envolver um texto, a sua finalização deverá ser feita usando a barra de divisão "/", indicando que o Tag está finalizando a marcação de um texto, o que faz os Tags normalmente andarem em pares.

 Exemplo de tags:

 

            <tag>   à Inicio do html

            </tag>  à fimdo html

 

            exemplo prático:

<body> Texto da página </body>

 

 

Links

 

A principal atração da Internet é a criação de documentos com o conceito de hipertexto, ou seja, um documento que se vincula a outros documentos por meio de ligações especiais chamadas links ou hiperlinks.Com esse conceito, você pode criar documentos que façam referências e permitam ao usuário acessar tais referências não importando se elas estão em outra página Web, no seu micro ou em algum servidor de rede.



Âncoras

 

Uma âncora é um ponto de referência ou endereço que será acessado por um link. Uma âncora é usada dentro do documento para marcar o início de uma seção do documento.

 

 

Exemplo de página:

 

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Titulo da pagina – Faccat </TITLE>

</HEAD>

<BODY>

<b>Página Principal </b> <br> <br>

<HR CLEAR="-">

Linguagens de programação

<br>

Artigo de HTML

<br>

</BODY>

</HTML>

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

http://www.ufpa.br/dicas/htm-intr.htm

 

http://www.vas-y.com/dicas/curso

 

http://www.w3schools.com/html