Método Kanban na Metodologia de Desenvolvimento de Software

Método Kanban na Metodologia de Desenvolvimento de Software

Fladhimyr Castello, Francisco Assis do Nascimento, Leonardo Machado, Marcelo Azambuja

Faccat - Faculdades Integradas de Taquara

Cursos da Área de TI (Tecnologia da Informação)

Para os alunos que forem usar o Kanban em sua Metodologia de Desenvolvimento, seguem algumas definições a respeito do assunto. Existe uma discussão em aberto entre diversos autores e pesquisadores da área, sobre até que ponto o Kanban é um método ou se pode ser considerado uma Metodologia completa. Talvez, Kanban seja um dos métodos que serão usados dentro da Metodologia, que é algo maior (ver aqui).

Seguem as definições:

Em Engenharia de Software, uma metodologia reúne vários métodos suportados por determinadas técnicas, que se utilizam eventualmente de ferramentas, visando a produção eficiente e eficaz de software. Em relação às definições das terminologias, uma dúvida pontual é sobre se deve-se usar a palavra Método ou Metodologia para citar o Kanban. A recomendação dos professores da Faccat sobre essa questão é que os alunos poderão usar em seus textos algo baseado na seguinte definição formulada por esse grupo de professores:

"A metodologia de desenvolvimento de software utilizada neste trabalho usa o método de fichas e quadro de atividades do Kanban - junto com o princípio de reduzir o WIP (Work in Progress), por exemplo - como um método para a gestão de projeto de software dentro de uma metodologia ágil de desenvolvimento de software. O Kanban (físico ou digital) é uma ferramenta que se utiliza na técnica de controle do fluxo de produção de um software, como parte do método de gestão de projeto de software adotado dentro de uma metodologia ágil, que pode envolver ainda vários métodos e técnicas para análise, projeto, codificação, testes, implantação e manutenção de software."

Última atualização: quinta, 19 jul 2018, 16:29