Aluno da FACCAT selecionado para projeto da Google

Aluno da FACCAT selecionado para projeto da Google

por Prof. Dr. Marcelo Azambuja -
Número de respostas: 0

Google Sapiras

Aluno da FACCAT selecionado para projeto da Google!

Leonardo Sápiras, aluno do curso de Sistemas de Informação da FACCAT, concorrendo com estudantes graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos de universidades do mundo todo, foi um dos selecionados para trabalhar em projeto do Google Summer of Code (GSoC), programa da empresa Google que oferece bolsas a estudantes programadores de softwares. A lista dos selecionados foi divulgado no dia 26 de abril, no site específico do GSoC [http://socghop.appspot.com/].

Os alunos selecionados passam três meses trabalhando no desenvolvimento de algum dos projetos patrocinados pela Google. Especificamente, o Leonardo irá trabalhar em melhoramentos da ergonomia do software phpPgAdmin (famoso sistema Software Livre da área de Bancos de Dados). Esse projeto foi aceito pela Google, pela própria phpPgAdmin e pela organização mantenedora do PostgreSQL, um dos mais reconhecidos sistemas gerenciadores de banco de dados e que será a organização “mentora” da proposta do Leonardo.

Através do Google Summer of Code, o estudante passa a trabalhar com um orientador (“mentor”) indicado pela organização responsável pelo projeto no qual o aluno irá atuar, ganhando assim a oportunidade de atuar em situações reais de desenvolvimento de software, bem como obtém oportunidade direta de emprego em áreas relacionadas às suas atividades acadêmicas. Uma característica desses projetos patrocinados pela gigante norte-americana de software é que todos são de código aberto, denominados Software Livre. Dessa forma, o aluno também estará colaborando com o desenvolvimento de mais códigos fontes livres e abertos, liberados para o benefício de todos. Dentre as organizações que participam como mentoras estão Red Hat, Facebook, Zend (desenvolvedora do PHP), MySQL, PostgreSQL, Sun, além da própria Google.

Em nome da direção da FACCAT, professores e colegas dos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet, damos os parabéns ao Leonardo pelo esforço, atitude empreendedora e a conquista da vaga nesse importante projeto, que certamente irá somar muito ao seu currículo e abrir novas possibilidades profissionais.

Maiores interessados pelo programa GSoC podem consultar as seguintes referências:

(vídeo explicativo sobre o programa, em inglês)

Página (em inglês) com diversas respostas sobre o programa:

http://socghop.appspot.com/document/show/gsoc_program/google/gsoc2010/faqs