A conquista do Vale do Paranhana em Games

A conquista do Vale do Paranhana em Games

por Michele Pisoni -
Número de respostas: 0

Dá para integrar Jogos Digitais e ensino sobre a nossa História do Paranhana? Sim! É o que demonstra esse projeto entre os cursos de Jogos Digitais e História da Faccat.

Turma de alunos do Colégio Santa Teresinha testou novo game na Faccat.

Ao longo do jogo, se aprende como se deu a chegada dos primeiros imigrantes em nossa região, suas tarefas e desafios para construção de uma nova sociedade:

 

Projeto Interdisciplinar é realizado na Faccat 

O lúdico sempre fez parte da vida do ser humano desde os primeiros anos de vida. A criança nasce e junto com ela, brincadeiras e os jogos surgem como mediadores na relação dela com as coisas do mundo. Tanto o jogo quanto a brincadeira infantil são formas de a gurizada vivenciar experiências e aprender. E com os avanços das tecnologias, a interatividade com o mundo digital aumentou. O computador é uma ferramenta poderosa, que pode e deve ter todas as suas potencialidades utilizadas com propósitos educacionais, e seguindo esta linha de pensamento, foi criado nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) o game A conquista do Vale do Paranhana. "Este é um projeto interdisciplinar desenvolvido por uma equipe formada por integrantes dos cursos de História; Jogos Digitais; e de Publicidade e Propaganda da Faccat", explica a professora Dóris Fernandes, do curso de História.     

Dóris ressalta que a ideia de criar um game a partir da história do Vale do Paranhana surgiu no primeiro semestre de 2017, durante as aulas do curso de História. "Desde então começamos a tecer ideias e formar o grupo de criação, com a participação dos acadêmicos dos três cursos. Ocorreram encontros semanais para essa construção", salienta a professora da Faccat. 

 

Etapas do processo de criação

Se os games ajudam na estimulação mental, física e no aprendizado, era preciso inventar algo que chamasse a atenção dos estudantes e que valorizasse a região do Paranhana. "O game foi elaborado por etapas. Os desenhos são baseados em quadros do artista Pedro Weingärtner e que representam a colonização. É um projeto de forma interdisciplinar e estamos agindo e atuando junto com a comunidade”, destaca a professora Dóris Fernandes, enfatizando ainda que o projeto é um grande desafio. “Estamos aprendendo um com os outros porque as linguagens dos cursos são diferentes e o jogo é o resultado disso”, analisa.

 

A apresentação do game A conquista do Vale do Paranhana foi exibida para a instituição em junho deste ano, e no dia 13 de setembro, a Faccat recebeu a primeira turma de estudantes da região. Ao todo, 43 alunos do 5º ano (turmas 151 e 152) do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, estiveram testando o game, no laboratório de Jogos Digitais.

 

Game Caminhos do Vale do Paranhana é desenvolvido em projeto interdisciplinar.

 

Enriquecendo o Aprendizado 

Na opinião da professora Elisangela Philereno Winter, da turma 151, do Colégio Santa Teresinha, a iniciativa é muito interessante. “São muitas formas de explorar o lúdico. O jogo educativo traz muitos benefícios para o aprendizado dos alunos. O game é muito bom, os alunos estão conseguindo se localizar, usar o mapa, se situar na realidade”, comenta. Já sua colega, a professora Kátia Moser, da turma 152, também salienta a efetividade do game. “O assunto do jogo está bem na área deles. O assunto da colonização é trabalhando em sala de aula e o assunto em formato de jogo é outra forma de aprender na prática”, menciona.

O próximo encontro será com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eulálio Letti (de Taquara), no dia 4 de outubro, na Faccat.

 

Matéria extraída do Jornal Panorama: http://www.jornalpanorama.com.br/novo/a-conquista-do-vale-do-paranhana-em-games/