Software desenvolvido por alunos da FACCAT na Oktoberfest de Igrejinha

Software desenvolvido por alunos da FACCAT na Oktoberfest de Igrejinha

por Prof. Dr. Marcelo Azambuja -
Número de respostas: 0

screen

Um software desenvolvido por alunos do curso de Sistemas de Informação (SI) da FACCAT está auxiliando a administração do maior evento do Vale do Paranhana, a Oktoberfest do município de Igrejinha. O sistema teve sua estréia oficial durante o evento de lançamento da 22ª Oktoberfest, ocorrido durante os dias 12 e 13 de setembro e que reuniu milhares de pessoas, com várias atrações como a escolha do Bubchen e Mädchen 2009, baile e apresentações de grupos musicais.

O trabalho de desenvolvimento do novo software administrativo da Oktoberfest iniciou em março de 2009, após o contato de integrantes da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) e da empresa Sanvitron (responsável pela instalação das novas catracas eletrônicas de controle de acesso ao parque) com alunos do curso de Sistemas de Informação da FACCAT que fazem parte do grupo denominado “nTI – Núcleo de Tecnologia de Informação”, voltado para a oferta de soluções tecnológicas por alunos do curso de SI e que serve como um laboratório de estágios práticos. Os três alunos envolvidos nesse projeto são o Hullen Gonzales, Rodrigo Krummenauer e Gabriel Tondin, que estão de parabéns pelo ótimo trabalho realizado e a responsabilidade com que assumiram essa importante tarefa.

sis2

O sistema desenvolvido através de tecnologias para sistemas com interface para Internet controla o orçamento total do evento, os valores recebidos nas vendas de produtos em cada ponto de venda no parque, a venda de ingressos, o cadastro de voluntários, emissões de recibos e vales, entre vários outros processos administrativos durante e anteriores ao evento.

A responsabilidade era enorme, pois falhas no software poderiam prejudicar o andamento desse importante evento, e para isso os alunos fizeram plantão desde o início da manhã do dia 12 e seguiram até a madrugada do dia 13 acompanhando, operando e ajustando os últimos detalhes dos softwares e computadores envolvidos no sistema. Felizmente, o sucesso foi total, o software atendeu plenamente todas as necessidades previstas.

sis3

O software foi desenvolvido de forma totalmente gratuita para o evento que é comunitário e visa arrecadar fundos para iniciativas sociais. Para os alunos que trabalham no projeto, a FACCAT oferece bolsas de estudo e a orientação de professores do curso de SI.

sis4

sis6