Alunos da Faccat auxiliam na administração e no site da Oktoberfest de Igrejinha

Alunos da Faccat auxiliam na administração e no site da Oktoberfest de Igrejinha

por Prof. Dr. Marcelo Azambuja -
Número de respostas: 0

Um grupo de alunos do curso de Sistemas de Informação da Faccat vêm colaborando de forma importante na organização da Oktoberfest de Igrejinha. Estes alunos fazem parte do nTI (Núcleo de TI – iniciativa que visa colaborar com a área de TI de instituições da região) e desenvolveram o software que já controla, pelo terceiro ano, a entrega de fichas e tickets dos ingressos, chopp e refrigerantes para os vários quiosques de vendas, bem como o dinheiro envolvido neste processo. O software controla também o retorno e balanço das vendas, as ordens de compra e o cadastro de todos os colaboradores, com seus respectivos movimentos de vendas, e histórico dos mesmos. Finalmente, este sistema, conforme explica o aluno do curso de Sistemas de Informação, Rodrigo Krummenauer do Nascimento, o principal programador do software, controla o caixa geral da Amifest, durante e fora da festa, os saldos das contas bancárias e o caixa do evento.

A rotina de trabalho destes alunos é intensa. Antes e após a festa, são realizadas diversas reuniões com os diretores da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) a fim de combinar as funcionalidades e usabilidade do sistema. Durante a festa, o trabalho vai da abertura até o fechamento de todas as atividades, em uma rotina que muitas vezes passa das 4 horas da manhã, sendo que há dias onde este trabalho inicia já pela manhã. Como o software controla toda a entrega de fichas das bebidas e ingressos no parque, bem como o dinheiro circulante destas vendas com os voluntários, é necessário que tenha alguém o tempo todo operando o software, o que gera bastante trabalho. Mas ao mesmo tempo que existe este trabalho, os alunos também conseguem se divertir e aproveitar a festa com a qual tanto colaboram, pois fazem rodízio na operação dos computadores.

Além do software de controle da gestão do evento, os alunos da Faccat mantém o site da Oktoberfest [http://www.oktoberfest.org.br] sempre atualizado. As tarefas são manter as tecnologias do site, e também o conteúdo e o design. O site é integrado com as redes sociais e é em um dos principais meios de divulgação e de informações sobre o evento, o que exige cuidados constantes e atualizações quase que diárias. O aluno Rafael Kellermann Streit, um dos responsáveis pelo site, salienta a importância que as pessoas participem das enquetes disponibilizadas no site, a fim de que a organização do evento possa saber opiniões do público, além de ficarem sempre por dentro das novidades divulgadas continuamente pelo site da Oktoberfest. O trabalho do site é feito em constante colaboração com a agência de Marketing da festa e com gestores da Amifest.

Os alunos envolvidos nestas atividades ganham bolsas de estudo da Faccat como retribuição pelo trabalho desenvolvido.